Como um empreendedor pode atrair mais clientes?

Como conseguir chegar na frente e como atrair mais clientes?

Todo empreendedor precisa entender muito bem como funciona o seu negócio para torná-lo bem sucedido.

Cada empresa possui as suas características que vão diferenciá-las no mercado.

Então é importante adotar práticas para destacá-la na área em que atua.

Com pequenas adaptações à sua realidade, elas podem gerar ótimos resultados.

São ideias ou detalhes para atrair clientes aproveitando os melhores meios de divulgação como o online.

Com uma estratégia online bem definida e direcionada, o investimento terá um  melhor retorno com menos gasto  para alcançar um maior número de pessoas, priorizando aquelas com real interesse naquilo que tem a oferecer.

Não se pode ignorar que 90% dos consumidores escolhem uma marca somente depois de pesquisarem sobre ela nos buscadores como o Google.

Conhecer o seu público-alvo é o segredo

Se você pretende atrair mais clientes, é preciso entender a língua que eles falam.

 Quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades e um pouco do seu comportamento.

É o primeiro passo para começar a direcionar suas campanhas de forma mais assertiva e segmentada.

Assim, você poupa tempo e dinheiro e consegue entregar ao seu público exatamente aquilo que ele deseja

Pensar em como o seu cliente irá se sentir ao entrar em contato com a sua marca. Ele irá sentir credibilidade? Ela vai gerar confiança ?

Uma das melhores formas de isso acontecer é ele perceber a sua sinceridade em querer que ele tenha a melhor experiência enquanto estiver em contato com a sua marca.

Para que ocorra esta experiência, você precisará, da melhor forma, atender as necessidades específicas do consumidor, sem que haja confusão ou algum tipo de incômodo.

Então, quanto mais fácil, dinâmica, suave, agradável e intuitiva essa prática for realizada, mais eficiente e satisfatória será a experiência do cliente.

Logo, as chances de fidelização são bem maiores.

Como conseguir clientes online?

A internet facilitou o estreitamento entre as marcas e as pessoas  que até parece  que foi de  uma forma mágica.

Mas no mundo virtual , para chegar no consumidor, isso não existe.

O que existe são estratégias focadas somente no mundo online utilizadas para as marcas serem percebidas pelo cliente, ou seja, o marketing digital.

Ele se utiliza das mídias online disponíveis e próximas do seu público para fazer com que o seu consumidor te perceba sem perceber.

Locais que estão se tornando cada vez mais necessários de sua marca estar são: redes sociais, site e um blog da sua empresa.

Uma das mais importantes experiências que o seu consumidor precisa ter de forma agradável e positiva, se sentir à vontade é dentro do seu site.

Até porque, se  ele se sente bem até mesmo quando ocorrem adversidades no contato com a sua marca e entende que a empresa se importa com ele, naturalmente irá permanece mais tempo com os serviços e produtos oferecidos.

Ele também se tornam mais receptivo, passa a falar da marca para conhecidos e colabora para a melhoria dos produtos e serviços.

Esse fator pode ser percebido pela qualidade da informação recebida em um site, também pela quantidade de funcionalidades úteis de um aparelho eletrônico, por exemplo, ou mesmo pelo custo-benefício de algo comprado

Realizar SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um trabalho de otimização de páginas na internet para promovê-las aos lugares mais altos dos buscadores como o Google.

Muita gente fica com um pé atrás ao ouvir falar de SEO, mas é fácil entender como funciona.

Sempre que você vai ao Google, por exemplo, e faz uma pesquisa, o buscador oferece uma lista com sugestões de resultados.

A ideia por trás do SEO é que, quando essa pesquisa tenha relação com aquilo que a sua empresa oferece, seja uma página dela que apareça entre as primeiras sugestões.

Invista em um blog para a empresa

Não  importa o tamanho, o tipo de negócio e há quanto tempo ela atua no mercado, toda empresa precisa ter  um blog.

Ele é a porta de entrada para que os consumidores conheçam detalhes sobre a sua empresa, tirem dúvidas, e o melhor: consumam conteúdo de qualidade.

Um blog gera autoridade, atrai leads qualificados, facilita as vendas e mostra que a sua marca sabe muito bem sobre a área em que atua.

Blogs têm o poder de transformar usuários em clientes e clientes em fãs que promovem a sua imagem de forma positiva.

Nada menos que 70% das pessoas preferem descobrir mais sobre uma empresa através de artigos de blog do que por publicidade.

Isso explica porque lojas que possuem um blog atraem 2,5 vezes mais clientes.

Também o número de links para o site de uma empresa, importante para gerar tráfego, é 97% maior quando existe um blog nele.

As razões para esse investimento são muitas – e poderia falar ainda mais sobre elas.

Mas o recado que fica é que não há como atrair clientes sem um blog.

Esteja presente nas redes sociais

Cada rede social tem a sua particularidade, tem uma forma de interagir com o público que está nela.

Então ,se os consumidores estão lá, você também precisa estar.

Mas antes de sair criando perfil em tudo quanto é rede, procure saber primeiro quais as favoritas do seu cliente em potencial.

Assim, fica mais fácil para você investir nas opções que mais têm a ver com seu público e sua proposta de negócio.

Feito isso, marque presença nessas plataformas com um perfil bem feito e completo, conteúdos relevantes e ricos, além de muita interação com seus seguidores.

. Linkedin:

No LinkedIn, isso é possível e funciona na melhor forma da expressão “quem não é visto, não é lembrado”.

Significa que, para atrair clientes nessa rede social, você precisa de um perfil próprio para o negócio, publicar conteúdo de valor e interagir muito, tanto nas suas postagens como naquelas realizadas por membros da sua rede de conexões.

Um dos aspectos mais bacanas do LinkedIn é que ele tanto serve para conteúdos curtos, como também disponibiliza a publicação de artigos.

YouTube

Pode ser interessante oferecer tutoriais, fazer webinários e mostrar ao público como a sua empresa pode solucionar suas dores e necessidades de consumo.

Outra opção para conseguir clientes no YouTube é criando publicidade em vídeo.

Instagram

O Instagram é uma rede social de grande apelo visual, que conecta marcas à sua audiência a partir da publicação de fotos e vídeos.

Ter uma perfil comercial permite, por exemplo, identificar o retorno obtido com suas postagens, otimizando a estratégia de marketing no Instagram.

Já quanto à receptividade das publicações, não deixe de divulgar seus produtos – só tenha cuidado com a forma como faz isso.

As marcas que mais se destacam nessa plataforma são criativas, exploram as melhores hashtags, interagem com seus seguidores, têm parcerias com influenciadores digitais e oferecem atrativos para que usuários se tornem seus clientes.

Facebook

Milhões de usuários possuem conta nesta rede social, o que mais do que justifica o investimento nela.

Todo esse contingente é quase uma certeza de que o seu público também está no Facebook.

Já para dar conta da segunda parte do desafio, minha sugestão é que siga a regra 70-20-10, que significa:

.Crie publicações com conteúdo original em 70% do tempo

.Faça conteúdo conforme os interesses dos seguidores em 20% do tempo

.Tenha conteúdo autopromocional em 10% do tempo

Essa é uma estratégia de marketing equilibrada para o Facebook, com bom potencial de conversão e menor chance de rejeição pelo público.

Ela garante que as informações disponibilizadas têm valor, mostra que você dá atenção às interações com a audiência e não esconde as soluções que sua empresa tem a oferecer.

Os Influenciadores

Associar sua marca e produtos a um influenciador digital tem grande potencial de atração de clientes.

Como o próprio “posto” entrega, esses são perfis em redes sociais de pessoas que efetivamente influenciam uma legião de seguidores.

Seja pelas posições que adotam, pelas dicas que repassam à audiência ou pela própria profissão, possuem uma quantidade enorme de fãs e servem de espelho para eles também na hora de fazer escolhas comerciais.

É por isso que uma simples menção à sua marca pode gerar um resultado superior a qualquer outra ação de marketing.

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